27 de mai. de 2012

ATIVIDADE COM HIPERTEXTO


ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
CURSO DE TECNOLOGIAS ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’S
TUTOR: ANA CELIA FERREIRA BARROS
CURSISTA: DENISE PETUBA DE MORAES e EULALIA SOUZA BATISTA








ATIVIDADE COM HIPERTEXTO









Gov. Edison Lobão
2012
DENISE PETUBA DE MORAES
EULALIA SOUZA BATISTA








ATIVIDADE COM HIPERTEXTO
Trabalho correspondente à Atividade 6 da Unidade 2 como requisito para obtenção de nota parcial da Unidade 2 do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.








Gov.Edison Lobão
2012




Introdução
A guerra elimina vidas, fere ou mutila combatentes, destrói casas, estradas, hospitais, indústrias, escolas e muda rotina as população civil. Outro efeito devastador das guerras é a formação de grupos de refugiados, pessoas que são obrigadas a deixar o país fugindo dos bombardeios ou porque o local em que viviam foi tomado por uma facção rival ou ocupação por um país estrangeiro.
A Segunda Guerra Mundial durou quase seis anos. Algumas cidades passaram boa parte do período de guerra sob ocupação ou tiveram de conviver com a dura experiência dos bombardeios cotidianos. Durante a guerra vários guetos se tornaram foco de resistência armada. O caso do Gueto de Varsóvia, na Polônia, é o mais famoso deles. Organizado na metado de 1940, ele chegou a ter cerca de 380 mil habitantes.
No início da segunda Guerra os judeus foram confinados em guetos nas cidades alemãs, em algumas cidades italianas e nas áreas ocupadas pelos nazistas. Os guetos mais organizados se localizavam na região do governo geral da Polônia, criado no início da guerra. Eram eles Lodz, Varsóvia, Cracóvia, Jalowiec.

Objetivo
Oportunizar aos alunos a pesquisar fazendo uso do computador através do hipertexto, aprimorando seus conhecimentos num ambiente agradável e dinâmico que oferece vários caminhos para pesquisas através dos links.

Desenvolvimento
§  Formar grupos com 3 alunos;
§  Pesquisar na internet imagens que retratem a segunda Guerra Mundial e a vida das pessoas que viviam no gueto;
§  Visitar a casa virtual que Anne Frank ficou escondida em Amsterdã. http://www.annefrank.org;
§   Utilizar links apresentado no texto da introdução para pesquisar sobre o tema em estudo;
§  Produzir um texto relatando o resultado das pesquisas enfatizando as curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial, se possível anexando imagens;
§  Postar o texto no blog: http://petuba2010.blogspot.com.br/;
§  Acessar o texto dos colegas e comentar.

Avaliação
A avaliação será contínua, individual e do grupo durante todo o processo, identificando o envolvimento, a cooperação, o interesse e o desenvolvimento das habilidades de pesquisa, leitura e escrita.

Recursos
Pen drive.
Computador com internet.
Sala de computação.

20 comentários:

  1. Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.

    Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

    Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc).(anderson)

    ResponderExcluir
  2. As guerras so trazem rivalidade, angústia, sofrimento e aflição. Os países deviam ser mais competentes. Pra que fazer guerras? Pra mostrar que tem mais poder e mais força, sempre um vai perde e vai ser humilhado.
    Na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL várias pessoas sofreram e morreram, se que os países que estavam envolvidos nela tivesem entrado em acordo, isso com certeza não teria acontecido, e muitas pessoas inocentes não teriam morrido. Teria sido bem melhor se eles tivessem pensado nas pessoas daqueles lugares, mais eles não pensam em nínguem a não ser neles mesmo e nas suas reputações.
    Se eles não tivessem contínuado com essa guerra, não teriam explodido a bomba atômica, que no caso deu muitos prezuízos, e o principal deixou milhões de mortos e feridos , cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incontavéis.
    Durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL os judeus foram forçados a morar nos bairros europeus, lá era imundo e não morava pouca gente não, era lotado e cheio de doenças. Quem morava lá sofria muito com a falta de alimento e muito frio. Como é capaz de alguém viver nessas condições.

    GYSLAYNNY

    ResponderExcluir
  3. Consequências da 2ª Guerra Mundial — Presentation Transcript

    * 1. Consequências da 2ª Guerra MundialPedro Magalhães9º E
    * 2. Consequências IndustriaisMuitas fábricas destruídas, logo a produção é bastante reduzida em relação a 1939, como por exemplo na Europa Ocidental, menos 50% e na Europa Central, houve uma queda em 2/3.
    * 3. Consequências Agrícolas e EstruturaisOs campos foram destruídos, logo a produção diminui.Na França e na Alemanha, as colheitas foram inferiores em 1/3 do que 1939. E na Europa Oriental as colheitas foram reduzidas a 50%Foram destruídas as linhas de ferro e muitas cidades Alemãs
    * 4. Consequências DemográficasEstima-se que 55 milhões de pessoas morreram, 35 milhões de feridos, 20 milhões de órfãos e 190 milhões de refugiados.Para alem dos combatentes, morreram também bastantes civis, devido aos bombardeamentos, Judeus, Ciganos e Eslavos.
    * 5. Consequências Culturais e CientificasAvanços TecnológicosFísica - bomba NuclearArmamento - MísseisMedicina - AntibióticosAeronáutica - Avião a Jacto
    * 6. Consequências Culturais e CientificasNovos Modelos CulturaisAmericano: - Dança - Cinema - Música - LiteraturaSoviético: - Marxismo
    * 7. Consequências PoliticasOs Estados Unidos e a União Soviética tornam-se os grandes líderes políticos mundiais, reunindo em torno de si diversos países.A Europa ficou em crise e a França e a Inglaterra perderam as suas posições para os Estados Unidos e para a União Soviética.DesnazificaçãoApagar o nazismoReeducar a população
    * 8. Organização das Nações UnidasFundação da ONU em 1945 que tem como objectivos:Servir de mediador nos conflitos entre países para evitar desfechos mais graves como a Segunda Guerra MundialManter a paz Mundial
    * 9. Organização das Nações UnidasDesenvolver a solidariedade entra as nações Estimular o progresso MundialPromover o respeito pela dignidade da pessoa Humana
    (anderson)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos.Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e do Commonwealth. Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Reino de Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa.Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias ultramarítimas britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos EUA, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos. Nesse interim, a aceitação do princípio de autodeterminação acelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política.
      Data 1 de setembro de 1939- 2 de setembro de 1945
      Local Europa, Oceano Atlântico, África, Médio Oriente, Sueste asiático e Oceano Pacífico
      Desfecho Vitória Aliada

      * Criação da Organização das Nações Unidas
      * Criação do Estado de Israel
      * Estabelecimento de duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética, iniciando-se mais tarde a Guerra Fria.

      ( Nathália Silva, Ana Lúcia, Vanessa e Victória )

      Excluir
    2. Esse texto esta otímo meninas, mais vocês só falaram sobre a segunda guerra mundial. Mais mesmo assim acho que eu não faria melhor!.

      Excluir
    3. 1930 surgiu na Alemanha 0 nazismo que era um grupo liderado por Hitler que pretendia reconquistar o território perdido durante a primeira Guerra mundial no mesmo ano a Itália tinha o grupo dos fasitas que era liderado por Benedito Mussolini que se tornou o dace depois da marçha sobre Roma eles tinham o apoio dos banqueiros e dos comerciantes e outros.
      Uma grave crise econômica assombrava a Itália e a Alemanha no inicio da década de 1930 milhões de cidadãos estava sem emprego uma das soluções do governo fascista e nazista foi construção de armas munição aveais de guerra Alemanha Japão Itália tinha os mesmos interesses expansionistas e forma o Eixo
      1941 o japão atacou uma base militar Norte-Americana no oceano pacifico foi considerado uma traição dos Estados Unidos nos anos de 1941 e no ano 1945 o Eixo sofreu uma derrota com as perdas dos alemães o eixo que pedeu seus soldados de frete para EUA o Brasil participou do FEB com 25mil soldados e conquisto o territorio do lado dos aliados.
      Como toda guerra teve um fim triste que só terminou no ano de 1945 quando a Alemanha e a Italia se renderan o Japão foi o ultimo pais do tratado de rendição ainda sofreu um forte ataque americano despeijou duas bonbas atomicas Nagazaki e Hiroshima

      Gueto com a maioria deles estava vigiado por guardas que controlava a entrada e saida a maioria dos guetos estavan na polonia cercados por muros de 3 metros de altura com arame farpado.
      os nazistastinha suas proibições de culturas cladestinas e não tinha escola no gueto e depois foram criadas salas de aula cladestinas escodidas em sotões portões era feitas obras de arte que os nazistas destruiam
      Os nazistas muitos votos que prometia da orgulho de ser alemão que era muito pobre eles oferecia uma chance de um pais melhor e perseguiam seus inimigos na rua.

      (Tarcisio,Denilson e Anderson)..

      Excluir
  4. COMO E QUER VAI PROFESSORA.(ANDERSON)

    ResponderExcluir
  5. EI O SEUS TRABALHOS E MUITO DE FICIL.(ANDERSON0)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segunda Guerra Mundial ou II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos.[1]

      Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e do Commonwealth. Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Reino de Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa.[2] Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito. (eduardo)

      Excluir
    2. Segunda Guerra Mundial ou II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos.[1]

      Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e do Commonwealth. Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Reino de Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa.[2] Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito. (eduardo)

      Excluir
  6. Os guetos

    O termo "gueto" originou-se da designação italiana para o bairro judaico de Veneza, que foi criado em 1516 pelas autoridades venezianas para obrigar os judeus da cidade a viverem lá . Antes de começar a guerra em 1939, os nazistas estabeleceram campos de concentração para aprisionar judeus e outras vítimas do preconceito étnico e racial. Durante os anos de guerra, o nazistas e seus colaboradores criaram os guetos , que eram os acampamentos de trânsito, para depois exterminarem as vítimas nos campos de concentração e centros de eutanásia. Durante os séculos 16 e 17, diversas autoridades, desde aquelas ao nível municipal até o imperador austríaco Carlos V, ordenaram a criação de outros guetos para colocar os judeus nas cidades de Frankfurt, Roma, Praga e várias outras.Os guetos eram regiões urbanas, em geral cercadas, onde os alemães concentravam a população judaica local, muitas vezes de outras regiões, e a forçava a viver sob condições miseráveis. Esses guetos isolavam os judeus, separando-os não só das comunidades envolventes mas também de outros grupos judaicos. Os alemães estabeleceram pelo menos 1.000 guetos na Polônia e na União Soviética.Como a europa passava por uma crise, o nazismo se fez perfeito para utilizar os judeus como bodes-espiatórios para alvos de perseguição com o intuito de confiscar-lhes os bens materiais para fortalecer o Estado e, principalmente, aumentar a riqueza pessoal de seus líderes.Havia três tipos de guetos: os guetos fechados, os guetos abertos, e os guetos de destruição.
    O maior gueto da Polônia era o de Varsóvia, onde mais de 400.000 judeus foram amontoados em uma pequena área de cerca de 3.3 quilômetros quadrados. Outros guetos importantes foram estabelecidos nas cidades de Lodz, Cracóvia, Bialystok, Lvov, Lublin, Vilna, Kovno, Czestochowas, e em Minsk. Dezenas de milhares de judeus da Europa ocidental também foram deportados para guetos no leste europeu.

    ( Nathália Silva, Ana Lúcia, Vanessa e Victória )

    ResponderExcluir
  7. Nazismo

    Entre 1918 e 1938, o mundo viveu um período chamado “entreguerras”: vinte anos que separaram as duas grandes guerras mundiais. Com o fim da Primeira Guerra, em 1918, a Alemanha, derrotada, encontrava-se em uma profunda crise. Para sair da guerra e manter o que restou de seu exército, assinou um acordo de paz chamado “Tratado de Versalhes”. Esse tratado, além de responsabilizar a Alemanha pela Primeira Guerra, proibia o país de fabricar armas, tanques e aviões; obrigava a devolução de territórios conquistados e a redução do exército alemão, além de exigir o pagamento de uma indenização aos países vitoriosos, pelos danos de guerra. Essas imposições criaram na Alemanha um clima de revanchismo, revolta, por parte da população que estava se sentindo humilhada. No final da guerra, o regime monárquico do Kaiser (imperador) caiu, dando início à “República de Weimar”.Em 1917, a Rússia, comandada pelo socialista Lênin, derrubou o governo do Czar Nicolau II e instaurou uma nova forma de governo democrático: o comunismo. Os países que baseavam suas economias no capitalismo e na exploração do trabalhador se viram ameaçados. Uma onda de movimentos antidemocráticos surgiu no cenário mundial, com o intuito de conter o crescimento do comunismo. Na Itália predominava o fascismo; em Portugal, o salazarismo; na Espanha, o franquismo; e na Alemanha, o nazismo. A palavra nazismo vem de Nazi, que é a abreviação de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que de socialista não tinha nada. Seu líder chamava-se Adolf Hitler e o partido adotou como símbolo a “suástica”, uma cruz encontrada em diversas tribos.Hitler nasceu em 20 de abril de 1889. Em 1923, Hitler, indignado com as péssimas condições que os alemães enfrentavam, oriundas da derrota na guerra, tentou um golpe de Estado em uma cervejaria, na Alemanha. Sem sucesso, foi preso. Na prisão, escreveu um livro que se tornaria a cartilha para o nazismo: “Mein Kampf” (Minha luta). Nesse livro, Hitler defendia a hegemonia da raça ariana, alegando que a Alemanha só se reergueria quando os povos se unissem “num só povo, num só império, num só líder”. Outras etnias, como judeus e negros, deveriam ser executadas. Hitler não gostava de judeus, pois afirmava que a Primeira Guerra só fora desastrosa por conta da traição dos judeus marxistas. Além do ódio contra outras etnias, Hitler também defendia o extermínio de testemunhas de Jeová e homossexuais. E comunistas, é claro. Para executar suas ordens, foram criadas as Seções de Assalto (S.A), as Seções de Segurança (S.S.) e a Gestapo (polícia secreta).Os alemães viam em Hitler uma salvação para a crise que o país enfrentava. Rapidamente o partido cresceu. Agricultores, jovens, soldados, em todas as classes, tornaram-se adeptos do novo partido. Com a crescente do partido, o presidente alemão Hindenburg, amedrontado, ofereceu o cargo de chanceler a Hitler, que instaurou uma política de repreensão contra seus opositores: os líderes comunistas foram presos em campos de concentração e, posteriormente, executados. Em agosto de 1934, o presidente Hindenburg morreu e Hitler assumiu o cargo máximo, sem abrir mão do seu cargo antigo. Criou o Terceiro Reich (império) e se proclamou Führer (líder, em alemão). Sua primeira medida como ditador foi a execução de milhares de judeus, comunistas, homossexuais, negros e outros nos campos de concentração. Esse episódio ficou conhecido como “Holocausto”.Em 1939, teve início a Segunda Grande Guerra. Hitler, colérico, enviou toda a tropa alemã. Depois de inúmeras derrotas, o exército alemão tentou a última cartada: em junho de 1941 invadiu a União Soviética. Apesar das vitórias iniciais, Hitler não contava com o rigoroso inverno e suas tropas foram surpreendidas, ficando cercadas por tropas russas. Sem comida, sem água e enfrentando um frio congelante, o exército alemão foi derrotado. Hitler, cercado pelo exército vermelho, em seu bunker (esconderijo militar), suicidou-se com um tiro na cabeça.

    ( Nathália Silva, Ana Lúcia, Vanessa e Victória )

    ResponderExcluir
  8. As causas da Segunda Guerra Mundial
    Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia. Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites. Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc). Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.(Matheus,Daniel,Gutemberg)

    ResponderExcluir
  9. O Início: O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).
    Desenvolvimento e Fatos Históricos Importantes: - O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.- Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas. - De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas. - O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados. (Matheus,Daniel,Gutemberg)

    ResponderExcluir
  10. Final e Consequências: Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
    Bomba Atômica explode na cidade japonesa de Hiroshima. Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus. Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética, Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armador. - O dia 8 de maio é o Dia Mundial em memória dos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial. (Matheus,Daniel,Gutemberg)

    ResponderExcluir
  11. Como era a vida em um gueto?
    O INICIO DA VIDA: Anne Frank nasceu em 12 de Junho de 1929 em Frankfurt , na Alemanha, a segunda filha de Otto Frank (1889-1980) e Edith Frank-Holländer (1900-1945). Margot Frank (1926-1945) foi sua irmã mais velha. Os francos eram judeus liberais , não observaram todos os costumes e tradições do judaísmo, e viveu em um assimilado comunidade de cidadãos judeus e não-judeus de várias religiões. Edith Frank era o pai mais devoto, enquanto Otto Frank estava interessado em atividades acadêmicas e teve uma extensa biblioteca,. Ambos os pais o incentivaram as crianças a ler. Em 13 de março de 1933, eleições foram realizadas em Frankfurt para o município, e Adolf Hitler 's Partido Nazista ganha. anti-semitas manifestações ocorreu quase imediatamente, e os francos começaram a temer o que aconteceria a eles se eles permaneceram na Alemanha. Mais tarde naquele ano, Edith e os filhos foram para Aachen , onde permaneceram com a mãe de Edith, Rosa Holländer. Otto Frank permaneceu em Frankfurt, mas depois de receber uma oferta para iniciar uma empresa em Amsterdã, ele se mudou para lá para organizar o negócio e providenciar acomodações para sua família. [ 5 ] Os francos estavam entre os 300.000 judeus que fugiram da Alemanha entre 1933 e 1939. [ 6 ]

    Otto Frank começou a trabalhar no Works Opekta , uma empresa que vendeu o extrato de frutas pectina , e encontrou um apartamento no Merwedeplein (Merwede Square) em Amsterdã. Em fevereiro de 1934, Edith e as crianças chegaram em Amsterdã, e as duas meninas foram matriculadas na escola Margot em escola pública e Anne numa escola Montessori . Margot demonstrou habilidade em aritmética, e Anne mostrou aptidão para a leitura e escrita. Sua amiga Hanneli Goslar depois lembrou que desde a infância, Frank escrevia freqüentemente, embora ela blindado seu trabalho com as mãos e se recusou a discutir o conteúdo de sua escrita. As irmãs Frank tinham personalidades muito distintas, Margot ser bem-educado, reservado e estudioso , enquanto Anne era franco, enérgico e extrovertido. Em 1938, Otto Frank começou uma segunda empresa, Pectacon, que era um atacadista de ervas, sais de decapagem , e mistura de especiarias , usadas na produção de salsichas . Hermann van Pels foi contratado pela Pectacon como conselheiro sobre especiarias . Um açougueiro judeu, ele havia fugido Osnabrück , na Alemanha com sua família. Em 1939, mãe de Edith veio morar com os francos, e permaneceu com eles até sua morte em janeiro de 1942. Em maio de 1940, a Alemanha invadiu os Países Baixos , e do governo de ocupação começou a perseguir os Judeus pela implementação de leis restritivas e discriminatórias; registo obrigatório e segregação logo em seguida. As irmãs foram Frank excelência em seus estudos e tinha muitos amigos, mas com a introdução de um decreto que crianças judias poderiam participar apenas escolas judaicas, eles foram incluídos no judaica Liceu . Anne tornou-se amigo de Jacqueline van Maarsen no Liceu. (Matheus,Daniel,Gutemberg)

    ResponderExcluir
  12. Em abril de 1941 Otto Frank tomou medidas para evitar Pectacon de ser confiscado como uma empresa de propriedade de judeus. Ele transferiu suas ações da Pectacon de Johannes Kleiman e renunciou ao cargo de diretor. A empresa foi liquidada e todos os ativos transferidos para Gies e da Empresa, liderados por Jan Gies . Em dezembro de 1941 Frank seguiu um processo semelhante para salvar Opekta. As empresas continuaram com a mudança óbvia pouco e permitiu a sua sobrevivência Frank para ganhar uma renda mínima, mas suficiente para sustentar sua família. O dia-a-dia era barra-pesada. Os bairros europeus onde os judeus foram forçados a morar durante a Segunda Guerra eram imundos, lotados e cheios de doenças. Os moradores sofriam com a fome e o frio - faltavam agasalhos e combustível para cozinhar ou aquecer a população. Os guetos ficaram tristemente famosos por conta dos nazistas, na década de 1940. Mas suas origens são bem mais antigas. Há registros de segregação forçada de judeus em 1280, no Marrocos. Durante os séculos 14 e 15, a prática se espalhou pela Europa, e só foi abolida 400 anos depois. Só que em 1939, logo depois da invasão da Polônia pelas tropas alemãs, o comando nazista determinou que todos os judeus nos territórios ocupados deveriam ser deportados para "áreas especiais" nas principais cidades dessas regiões. No total, os nazistas estabeleceram cerca de 400 guetos, a maioria nos países invadidos na Europa Oriental, como Polônia, União Soviética, Checoslováquia, Romênia e Hungria entre 1939 e 1945. "Durante este período, viveram em guetos ou outras formas de moradia confinada entre 3,5 milhões e 4,5 milhões de judeus, em sua maioria poloneses e soviéticos. Em alguns guetos, além de judeus, viviam também grupos de ciganos", afirma o historiador Peter Black, do Museu Memorial do Holocausto, nos Estados Unidos. Não existem números confiáveis, mas grande parte dos habitantes dos guetos durante a Segunda Guerra foi morta em campos de extermínio. A dura realidade dos guetos você confere nestas páginas. Nesta recriação livre, reunimos características de vários guetos, especialmente do maior deles, o de Varsóvia, na Polônia. (Matheus,Daniel,Gutemberg)

    ResponderExcluir
  13. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

    As guerras só trazem angústia, sofrimento e mais rivalidade entre os países. Inclusive na Segunda Guerra Mundial, várias pessoas sofreram e morreram.
    Todos nós sabemos que uma das principais causas da Segunda Guerra Mundial foi o Tratado Versalhes. Esse Tratado foi um documento assinado pela a Alemanha que obrigava ela a assumir a responsabilidade por ter causado a Segunda Guerra Mundial e também obrigava ela a pagar uma divida aos países que foram prejudicados . Com isso os alemães ficaram revoltados porque achavam esse tratado uma grande humilhação.
    A Segunda Guerra foi uma guerra entre Aliados e Potência do Eixo.
    A Segunda Guerra Mundial deixou muitos desastres e muitas ruínas. Essa guerra envolveu várias nações.
    Na Europa surgiram vários partidos políticos, esses partidos preparavam um regime autoritário. Esses partidos formavam um movimento chamado de Fascismo.
    Os principais ditadores fascistas que existia na Segunda Guerra Mundial era :
    -BENITO MUSSOLINI
    -ALDOLF HITLER
    -FRACISCO FRANCO
    Esses ditadores tinham várias idéias fascistas e as principais dessas idéias eram:
    -Anticomunismo
    -Antiliberalismo
    -Totalitarismo
    -Militarismo e culto à violência
    -Nacionalismo xenófobo (xenofobia: ódio a tudo que é estrangeiro)
    -Racismo
    Lá na Alemanha Hitler queria formar uma raça superior a todas as outras.
    Hitler invadiu a Polônia em setembro de 1939. Hitler invadiu a polônia porque a mesma conseguiu a posse do porto de Dantzig, porque Hitler queria que Dantzig fosse incorporada na Alemanha.
    As potências do Eixo levaram vantagem durante os primeiros anos da guerra.
    A Alemanha tomou a polônia, Bélgica, Noruega, Dinamarca e Holanda.
    A França se rendeu em 1940 e em seguida foi a Romênia, Grécia e lugoslávia.
    gyslaynny.

    ResponderExcluir
  14. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
    *Para que tanta guerra, afinal? Será que os governantes não conseguem resolver de outra forma suas divergências?... Essas são 2 de muitas perguntas, que até hoje nos fazemos apesar da 4 guerra fazer parte do século passado até hoje, podemos ver em jornais, revistas e etc, que esse ato de desumanidade ainda é praticado em alguns países, onde seus governantes não conseguem ou não tentam pode-se assim dizer resolver seus conflitos de forma civilizada, sem por em risco a vida de muitos coitados que infelizmente acabam morrendo pelos outros.
    NAZISMO
    *A doutrina nazista a superioridade do que eles chamavam de “ raça ariana”. Ou seja os nazistas viram pessoas racistas que afirmavam que pessoas brancas, olhos claros eram pessoas adequadas a viverem no meio da sua sociedade, já aqueles negros, judeus eram considerados pessoas inferiores, inadequadas a viverem perante aquela sociedade. Sociedade a qual condenavam tipos de pessoas a viverem um vida mizerável ou as vezes até a morte.
    OS GUETOS
    *Os guetos eram áreas fechadas e foi temente policiados... Era em lugares assim perigosos precários devido a escassez de alimentos, que os, judeus foram obrigados a viver. Em situações desumanas eles viveram assim por um tempo, porém eles tinham vida cultural e intelectual ativa sempre na esperança que isso iria fazer a diferença. Porém apesar de tudo as coisas continuavam difíceis, tanto que em 1942, judeus, homossexuais,ciganos e outros foram deportados passando a viver uma vida de sofrimento e humilhação.
    ANNE FRANK
    *Anne Frank era uma moça de 13 anos que por causa da Perseguição nazistas foi obrigada a viver em um sótão nas condições mais precárias possíveis. Durante os dois anos que ali passou, ela escreveu um diário que deu o de kitty contando como ela passava ali os seus momentos. Anne morou com seu pai, sua mãe, e sua irmã durante dois anos quando em 1944 os mesmos foram encontrados pelos os nazistas e foram mandados para o campo, Anne infelizmente não suportou e morreu em 1945.


    (AURÉLIO,ANDRÉ.C)

    ResponderExcluir
  15. Acontecimentos mundiais

    Uma guerra traz grandes consequencias para o mundo em geral, todas as pessoas sofrem com esse acontecimento, causa destruição em todos os setores, tristeza e, principalmente mortes.
    Entre os principais acontecimentos, podemos citar a segunda guerra mundial, como é de esperar ela também teve as suas consequências , entre elas a redefinição da ordem mundial em favor das superpotências: Os Estados Unidos, que confirmam a sua hegemonia no bloco capitalista. A União Soviética, que emergiu como potência de primeira grandeza, tendo uma considerável influência na Europa Oriental, um declínio da influência política, econômica e mesmo cultural da Europa. A Europa mergulhou numa crise profunda. O avanço das técnicas militares de destruição. Aos instrumentos tradicionais de guerra, foram somados novos tanques, foguetes, radares, aviões, submarinos, e a maldita bomba atômica. A fundação da ONU, a Organização das Nações Unidas.
    A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo, incluindo todas as grandes potências organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos.
    Deve-se lembrar que no inicio da segunda guerra mundial os guetos eram forçados a se mudar. Era uma forma de resistir e manter a dignidade. Muitos judeos ao perceber que não tinha chances de vencer os nazistas preferiram o suicidio.
    Não podemos deixar de citar sobre Anne Frank, que era uma menina de treze anos de idade que fugiu com sua família para Amsterdã para escapar da perseguição nazista. Quando Amsterdã foi ocupada, Anne e sua familia foram viver num anexo secreto, que era um aposento no sótão. Lá eles viveram por quase dois anos. Anne então, começa a escrever um diário, que era as confidências para sua amiga Kitty.
    Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e do Commonwealth. Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Reino de Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa. Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias ultramarítimas britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos EUA, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.
    A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos. Nesse interim, a aceitação do princípio de autodeterminação acelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política.



    ALUNA: Natália Pinheiro, Matheury Sousa e Carla Andrade

    ResponderExcluir