ESTADO DO
MARANHÃO
SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA
ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
CURSO DE TECNOLOGIAS ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’S
TUTOR: ANA CELIA FERREIRA BARROS
CURSISTA: DENISE PETUBA DE MORAES e MARIA DA CONCEIÇÃO COELHO CARVALHO
O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE DE
GOV. EDISON LOBÃO
Gov.
Edison Lobão
2012
DENISE
PETUBA DE MORAES
MARIA
DA CONCEIÇÃO COELHO CARVALHO
O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE DE
GOV. EDISON LOBÃO
Trabalho correspondente
à Atividade 3 da Unidade 3 como requisito para obtenção de nota parcial da
Unidade 3 do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Justificativa
No
oeste maranhense encontra-se o município de Governador Edson Lobão, com 18 anos
de emancipação política e uma população com mais de 16 mil habitantes, é uma
localidade privilegiada com muito verde, várias nascentes de água e apresentada
um acelerado crescimento urbano. Apesar de está arrodeada de córregos e riachos
o abastecimento de água na sede do município é feito com a utilização das águas
subterrâneas, através de 06 poços artesianos (02 desses encontra-se sem
funcionar).
Como
em várias localidades, os munícipes de Governador Edson Lobão também sofrem com
problemas relacionados à água: da falta de tratamento, a má distribuição, a
proximidade com curtumes autênticos poluidores dos lençóis freáticos e o
desperdício.
A
insatisfação da população e a preocupação com preservação da água instigou
alunos e professores da Escola Vicente Yáñez Pinzón anexo José Abdalla a
pesquisar como a população lobonense se comporta diante dessa problemática.
Objetivo geral
Descobrir
o nível de satisfação da população em relação ao abastecimento da água e propor
soluções aos problemas encontrados.
Objetivos específicos
·
Analisar a qualidade da água;
·
Detectar os tipos de doenças provocadas pela
água não tratada;
·
Descobrir quais os cuidados que os curtumes
têm com a água;
·
Identificar as reivindicações da população em
relação ao abastecimento de água;
·
Identificar a localização dos poços e
entender seu funcionamento;
·
Propor soluções;
·
Expor o resultado dos trabalhos na Feira de
Ciências;
·
Postar vídeo da realização dos trabalhos no
you tube.
Estratégias
·
Coleta e análise da água;
·
Visita nos Postos de Saúde;
·
Entrevistas com moradores, agentes de saúde e
responsáveis pelo abastecimento de água;
·
Visita no local onde se encontra os poços;
·
Visita nas nascentes de riachos;
·
Construção de maquetes;
·
Confecção de cartazes e gráficos;
·
Fotografias
·
Filmagens
·
Organizar stands.
Cronograma
Data
|
Tarefas
|
05/06/2012
|
Reunião com professores para divisão de
tarefas
|
06/06/2012
|
Início dos trabalhos em sala de aula
|
18/06 a 22/06
|
Pesquisa in loco e confecção de material
|
07/07/2012
|
Apresentação na Feira de Ciências
Postagem do vídeo
|
Recursos
Educacionais
·
Cartolina;
·
Lápis de cor e pinceis;
·
TNT, isopor;
·
Câmaras fotográficas e filmadoras;
·
Microscópio;
·
Celular;
·
Projetor de imagens;
·
Computador.
Avaliação
Será durante todo processo
dos trabalhos, observando a participação, o relacionamento com os colegas, o
envolvimento e o uso das novas tecnologias, e as alternativas encontradas para
solucionar problemas
Nenhum comentário:
Postar um comentário